sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

UM GRITO POR SOCORRO


Propósito Geral: Devoção
Propósito Especifico: Convencer ao ouvinte a buscar a presença divina na hora em que tudo parece estar perdido, a adoração ao Senhor deve fazer parte da nossa oração, se as coisas se compricam adore ao Senhor!
Texto: Hab.1:22 Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? ou gritarei a ti: Violência! e não salvarás?, Hb. 3:2.... Eu ouvi, Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia.Deus veio de Temã, e do monte Parã o Santo. [Selá]. A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.
Introdução: O nome Habacuque significa “Abraçar” este se conclui que era da tribo de Levi. O objetivo do Livro é demonstrar a Santidade de Jeová e os pecados de Israel. Habacuque foi contemporâneo de Jeremias, o livro foi escrito aproximadamente no ano 607 A. C. é bom lembrar que em 606 A.C Judá seria subjugada pela a Babilônia, então Habacuque toma conhecimento do juízo de Deus e pede Socorro!!!!
Interrogação: Como é esse pedido de Socorro
Oração de Transição: O pedido de Socorro é feito através de um Salmo que é o cap. 3 do livro de Habacuque, que se caracteriza por Louvores ao Senhor:

I. LOUVOR PELA A PESSOA DE DEUS (vr 2,3)
A. Crenças errôneas sobre Deus:
1. Politeísmo (vários deuses)
2. Gnoticismos (a mente finita não pode conhecer o infinito).
3. Panteísmo (tudo é Deus),
4. Deísmo (Deus longe)
B. Personalidade descrita pelos os seus nomes:
1. Elohim (poder e força, nosso Salvador Gn 1:1),
2. El Elyon (o poderoso, Gn 14:17-20),
3. El-Roi (o poderoso que vê),
4. El-Olam (Deus eterno Is. 40:28-31),
5. El-Shaddai (O Deus suficiente para as necessidades do seu povo),
6. Jeová (o Senhor que cumpre suas promesas)
a. Jeová Tisidequenu (O Senhor é nossa Justiça). Jr. 23:6, Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.
b. Jeová Jiré (Deus proverá) Gn 22:13-14. Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
c. Jeová Nissi ( nossa bandeira), Ex. 17:15 Pelo que Moisés edificou um altar, ao qual chamou Jeová-Níssi.
d. Jeová Ropeca (O Senhor Sara), Ex.15:26. dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.
e. Jeová Shalon (O Senhor nossa paz, Jz 6:24)
f.Jeová Raa (O Senhor é o meu Pastor) Sl. 23. O Senhor é o meu Pastor.
g. Jeová Sabaote (Senhor dos Exércitos) . 1Sm 1:3. 3 De ano em ano este homem subia da sua cidade para adorar e sacrificar ao Senhor dos exércitos em Siló. Assistiam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.
h. Jeová Samá (O Senhor esta presente) Ez.48:35. Dezoito mil côvados terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será Jeová-Samá.
i. Jeová Micadiskim (O Senhor que vos Santifica). Ex.31:13 Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.
C. Atributos de Deus: Bom, Fiel, Paciente, Amor, Gracioso, Misericordioso, Reto, Justo, Santo, Soberano, Sábio, Onisciente, Onipresente, Onipotente.
D. Aviva Senhor a tua Obra! (Pedido de disciplina).
E. Porem Lembra – te da Misericórdia na ira. Hb.3:2. Jer. 10:24. orrige-me, ó Senhor, mas com medida justa; não na tua ira, para que não me reduzas a nada.
1. Ira de Deus (Pecado x Santidade).
a. Pecado
1). Hamartia “errar o alvo”
2). Parabas “ultrapassar limites”
3). Asebeia “insensibilidade ao Espírito Santo”
4). Adikia “iniqüidade”
b. Religião (Religare)
F. O Senhor veio de Temã (capital de Edom região montanhosa entre Edom e Sinai) indicação da Lei, o Senhor quer que sigamos o seus estatutos. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.

II. LOUVOR PELO O PODER DE DEUS. (3:3-16)
A. Sua Glória 2:14 14 Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.
B. Destrói o perverso
C. Livra o Justo, protege Sl 91.
D. O Senhor no templo. 2:20. Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.
E. Ele é o Senhor Rei da Glória Sl. 24

III. LOUVOR PELA A PROVIDENCIA DE DEUS 3:17-19
A. Na devastação Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.
B. No Deserto. Israel no Deserto (Maná, significa: O que é isso?)
1. Hagar Morrendo de Sede com Ismael no deserto . Gen. 21:17 Mas Deus ouviu a voz do menino; e o anjo de Deus, bradando a Agar desde o céu, disse-lhe: Que tens, Agar? não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e toma-o pela mão, porque dele farei uma grande nação. E abriu-lhe Deus os olhos, e ela viu um poço; e foi encher de água o odre e deu de beber ao menino.
C. A multiplicação dos pães. João 6. Deus nunca deixou aqueles que tem interesse em estar na sua presença passar fome
D. Dt. 28:12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
E. A providencia de Deus no evangelho de João.

Conclusão. Já que temos meditado que mesmo quando estamos nas dificuldades, o melhor a se fazer é louvar ao sernhor, te convido então a louvar ao Deus pela a sua pessoa, pelo o seu poder e pela a sua providência.

Nenhum comentário: